Leia: Profissão Nutricionista


Profissional analisa o funcionamento do organismo humano e é responsável pela elaboração de dietas personalizadas.


Por Rômulo Martins
Nutricionista é o profissional da saúde e bem-estar que garante uma melhor qualidade de vida aos clientes por meio da alimentação. Segundo Priscila Garcia Serpa, nutricionista do EMEX, centro de nutrição orientada localizado em São Paulo, a busca por uma vida saudável e os controles rígidos de qualidade nos estabelecimentos comerciais deram visibilidade ao profissional da área de Nutrição.
A abertura de novos campos de atuação obrigou os nutricionistas, que passam quatro anos na universidade, a correr atrás de mais conhecimento. No vídeo abaixo, Priscila fala sobre a importância da formação universitária, dá dicas para quem está estudando, fala sobre áreas de atuação e principais responsabilidades do nutricionista, necessidade da atualização constante e salário.





Se interessou pela profissão? Faça uma busca de vagas!

Importância da formação universitária

É importante porque o estudante vai aprender o todo do nosso organismo; conhecer bastante sobre bioquímica, metabolismo... para conseguir, no futuro, atuar com uma dieta mais personalizada, dentro da realidade.


Dicas para quem está estudando

Aproveitar ao máximo o conteúdo da faculdade, mas não se basear só na aula, buscar além: ler bastante, aprofundar o conhecimento... nos estágios finais, do último ano do curso, aproveitar ao máximo para identificar qual área seguir. É nessa fase que o estudante vai identificar o que mais gosta, o que não gosta.


Áreas de atuação

A gente viu uma demanda muito grande de cursos na área, não só de graduação, mas de pós-graduação, o que está sendo muito bom para nós, nutricionistas. O reconhecimento para o futuro profissional está sendo maravilhoso, está aumentando o número de nutricionistas no mercado e, ao mesmo tempo, as áreas de atuação estão expandindo. Temos hoje nutricionistas nas academias, clubes, restaurantes industriais, cantinas, padarias, supermercados, clínicas - não só as individuais, mas com endocrinologistas, dermatologistas, estéticas, e os centros que combinam um pouco de tudo.  
Principais responsabilidades

O que é saudável para uma pessoa pode não ser para outra. É importante verificar quais são as necessidades, a carência de nutrientes da pessoa ou o excesso de consumo, verificar a taxa metabólica basal (quanto o nosso corpo gasta em repouso; isso vai fazer diferença na hora de elaborar o cardápio, já que nos baseamos no valor calórico para montar um plano alimentar). Existem
metabolismos mais rápidos, outros mais devagar.

Atualização profissional

É importante estar atualizado sempre. A cada dia surgem novos ambientes, nutrientes, doenças... a gente tem de buscar conhecimento. 


Salário

Por conta das diversas opções na área de Nutrição é difícil medir quanto pode chegar o salário. Vai depender do profissional, da força de vontade. O piso salarial inicial gira em torno de R$ 1,5 mil. 


Saiba mais sobre outras profissões:





Blog Sua Carreira - Você no Caminho Certo!
RSS FeedsGostou deste post? Então, não se esqueça de comentar no link abaixo e assinar nosso RSS Feed ou então se preferir, cadastre-se para receber gratuitamente as postagens por email.
Sua Carreira - Você no caminho certo!!!!
Blog Sua Carreira - Você no Caminho Certo!
Blog Sua Carreira - Você no Caminho Certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)