10 Dicas para Elaborar um Currículo em Inglês


Cursos Online na área de Recursos Humanos


Aprenda a montar um documento objetivo e atraente para fisgar o recrutador.

Do Blog Mais Estudo

10 pontos essenciais para montar um currículo em inglês

Se você quer trabalhar em empresas como Google ou Facebook, o primeiro passo será elaborar um currículo em inglês. Os currículos serão encaminhados para a sede, que fica nos Estados Unidos. Portanto, dominar o idioma será fundamental, principalmente na área de TI. Confira as dicas para você chamar a atenção do selecionador.





1. Páginas e dados pessoais
O currículo deve ter no máximo duas páginas. Na parte de dados pessoais não coloque idade, sexo, estado civil e nem se tem filhos. Recrutar com base nessas informações é visto como discriminação no exterior.

2. Qualificações
Logo abaixo do objetivo profissional (Objective), escreva um resumo de suas qualificações (Main Qualifications).

3. Linguagem
Use linguagem simples, não tente impressionar com palavras rebuscadas, pois você pode dar a impressão de que utilizou sites de tradução simultânea.

4. Nível de inglês
O nível de inglês deve estar de acordo com o que possui, caso contrário, cairá em contradição na hora da entrevista. Se você afirmar que é fluente no idioma deve ser cuidadoso para não cometer erros. Se colocar “good knowledge” (bom conhecimento) significa que será capaz de responder às perguntas feitas em inglês. Por isso, não se deve mentir na hora de mencionar o grau de conhecimento do idioma no currículo.

5. Pouca experiência
É recomendável valorizar a formação acadêmica, trabalhos voluntários, hobbies e prêmios obtidos na faculdade. Nos Estados Unidos isso é muito valorizado. Vale também colocar viagens ao exterior e intercâmbios. A experiência fora do país deve ser mencionada, mesmo que seja em cargos como garçom ou monitor de parque de diversões. Nesse caso, as experiências devem ser colocadas em atividades extracurriculares.

6. Seja impessoal
Não há regra, mas a maioria dos consultores prefere receber currículos descritivos. Evite usar verbos na primeira pessoa ou terceira pessoa. Escreva seu currículo da mesma maneira que faria uma proposta técnica.

7. Resultados devem ser mostrados
Ao mencionar a experiência profissional, é necessário citar atividades exercidas juntamente com os resultados obtidos. No currículo os resultados são fundamentais, pois garantem a solidez da experiência.

8. Grafia
Se atente à grafia correta das palavras. Procure um bom dicionário ou use o corretor ortográfico do seu computador (mas não confie plenamente nele). Se estiver inseguro sobre a qualidade do currículo, peça para um profissional revisá-lo.

9. Cargos
Para saber o nome dos cargos em inglês é recomendável pesquisá-los no site da empresa. No português vem primeiro o nome do cargo e depois a área ou departamento, exemplo: gerente de marketing, analista de importação. No inglês a ordem é invertida, primeiro vem a área e depois o cargo: Marketing Analyst.

10. Revise, revise
Erros no texto são inadmissíveis. Ainda que você tenha contratado um tradutor para elaborar seu currículo em inglês, leia com atenção e peça para outra pessoa revisar.

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br/

Matérias relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)