A Importância da Pesquisa de Clima Organizacional nas Empresas




Muitas empresas enfrentam dificuldades de crescimento devido à falta de um contato mais próximo entre as áreas presentes na organização, porém, o que poucas sabem, é que existem serviços voltados para estes problemas, como a pesquisa de clima organizacional, que funciona como uma espécie de “Raio X” da organização, apontando todas as áreas onde precisam ser feitas ações de melhorias.

A pesquisa de clima organizacional avalia diversos aspectos dentro da empresa, como: local apropriado para trabalhar, fatores de motivação e desmotivação, percepção de colaboradores quanto às políticas de gestão de pessoas, delegação de gerentes, conhecimento de missão, objetivo e metas da empresa por parte dos funcionários, motivação, relacionamento e espírito de equipe, entre outros, que juntos, são fundamentais para formação de um bom clima para ajudar no crescimento da empresa.

São reunidas diversas informações e através delas cria-se um formulário, com avaliações positivas e negativas, comportamentos desejáveis e não desejáveis, erros e melhorias, tanto da organização quanto dos colaboradores que lá atuam. Colhidas as informações, as mesmas são avaliadas para que se possa criar um relatório apontando uma visão geral e detalhada de toda empresa, em cada uma de suas áreas.

A pesquisa de clima organizacional traz para empresa uma visão mais ampla de seu negócio, como se encontra sua atuação no mercado e o que pode ser feito para que ela possa melhorar ainda mais, como o desempenho de seus funcionários pode ser mais satisfatório e como eles podem se sentir mais motivado para isto.

Muitas vezes achamos que estamos preparados o suficiente para liderar uma equipe, porém, é preciso analisar cuidadosamente toda sua organização para que, mesmo que esteja indo bem, amanhã não tenha uma grande surpresa e a situação confortável, acabar em uma grande decepção. A pesquisa de clima organizacional é essencial para toda empresa, de pequeno a grande porte, para que o desempenho dela vá muito além do que você possa imaginar.

Post Colaborativo por Boog


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)