Como Explorar o Melhor do Seu Potencial e Acabar com a Insegurança



Por Livia Hyppolito

Você já passou por uma situação em uma reunião ou conversa de trabalho em que quer dar uma resposta ou explicação mas, na certeza de que estará errado, a insegurança acaba falando mais alto e você não tem coragem de abrir a boca?

Ou então você pensa tanto antes de responder ou dizer algo que acaba dando uma resposta que não explica claramente tudo o que você sabe sobre o assunto?

Primeiramente, você não está sozinho.

A insegurança no ambiente de trabalho é bem mais comum do que se pensa. Hoje, com tamanha pressão sobre jovens profissionais e jovens gerentes para alavancarem sua posição de influência dentro das empresas, eles muitas vezes acabam se jogando em um mar aberto sem muitos recursos emocionais e psicológicos, ainda que tecnicamente bem posicionados.

Uma das consequências é que se sentem despreparados para enfrentar de maneira confiante e tranquila os tubarões e as tempestades que se aproximam.

A primeira coisa que pensam é: “Eu não sei o suficiente para fazer este trabalho mas preciso saber. Preciso falar e preciso ser bom nisso”. E acabam se desesperando.

Quando o foco se mantém na mentalidade de que não são bons para aquela posição ou para dar aquela explicação, ou para falar fluentemente sobre determinado assunto, entram em uma espiral de negatividade e acabam se desvalorizando – começam a se enxergar como incompetentes, o que causa profundos efeitos negativos em sua autoimagem.

Com a autoimagem negativa, ou seja, pensando que são mais incompetentes e menos conhecedores de um assunto do que realmente o são, são levados a um estado físico onde não conseguem identificar oportunidades e nem mesmo podem ver seus pontos fortes, suas qualidades e explorar o conhecimento que realmente têm a respeito de determinado assunto.

Quanto mais se veem incompetentes, menos aptos estão a utilizar seu potencial já que esta mentalidade causa um bloqueio do acesso destas potencialidades – este é um efeito real já mensurado em estudos por diversos cientistas e psicólogos.

E estas novas atitudes negativas (seja não falar durante uma reunião, seja falar e não conseguir explicar o que quer dizer) perpetuam, assim, a própria mentalidade negativa a seu respeito – impactando sucessivamente sua autoimagem.

Círculo vicioso instalado.


O que fazer então se você está em uma situação parecida, sente-se incapaz ou incompetente para aquela situação?

O que vai realmente te ajudar é estabelecer, de fato, quanto você sabe e quanto você ainda precisa conhecer sobre determinado assunto.

Somente com estes fatos em mãos você terá a VERDADEIRA noção de seu conhecimento e seu poder de opinar a respeito de determinado assunto no trabalho.

Faça listas de possíveis problemas e dúvidas que podem surgir durante uma reunião ou conversa com pares ou superiores. Não é necessário que saiba tudo, mas sim que tenha clareza sobre o que sabe ou não.

Caso realmente sinta que sua voz não agregará em nada naquela reunião, não fale.

Mas o que eu quero realmente ressaltar aqui é: anotando e entendendo que há pontos que você conhece muito bem e outros menos, você obtém a verdade e para de especular.
Neste momento, sua mente já está aberta e propensa a reações químicas que te ajudam a acessar respostas.

E acessando respostas, seus comportamentos mudam progressivamente – você se sente mais e mais confiante a cada pequeno passo que dá na direção da solução de um problema.

Isso faz com que o círculo vicioso se quebre iniciando um novo ciclo: aquele de cada vez mais autoconfiança. Suas atitudes mudam com o tempo, a cada vez que você percebe o tanto que sabe sobre determinado assunto e ao perceber que aquilo que você não sabe, você pode conhecer através de novos comportamentos.

Este diagrama se torna uma nova forma de vida para este profissional.


“Armar” sua mente e ter clareza sobre suas qualidades e pontos fortes causam um grande impacto na sua habilidade de explorar seu potencial total.
Foque no que você já conhece e procure obter a verdade sobre o que você não conhece. Analise fatos e saiba que novas ações ainda poderão te dar o conhecimento que falta para dominar qualquer assunto.

Conheça Agora o Livro Mude de Carreira, Mude de Vida. Clique Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)