Gestão de Pessoas Exige Visão Estratégica do Negócio


por Ruth Marques 
Post Colaborativo por Instituto Passadori

A área de gestão de pessoas é conhecida dentro das empresas como a parte responsável pela administração e o gerenciamento dos funcionários, sendo chamada de Departamento Pessoal. Em muitas companhias é normal que os funcionários deste setor sejam caracterizados apenas como os responsáveis por questões como salários, admissão e dispensa e entrega de benefícios.

Essa limitação das funções do profissional de gestão de pessoas, no entanto, é equivocada e não engloba todas as designações que o setor tem. Entre as tarefas destes colaboradores estão:

·Análise e descrição dos cargos
·- Planejamento e administração de cargos e salários dos funcionários
·Recrutar, realizar a seleção e admissão
·Orientação e integração de novos colaboradores
·Criar incentivos e benefícios
·Avaliar o desempenho de toda a equipe
·Comunicação entre os departamentos
·Treinamento e desenvolvimento das equipes

O profissional que atua com a gestão de pessoas deve ser, portanto, um elo de ligação entre as diferentes partes da empresa e deve saber como desenvolver os potenciais de cada colaborar, razão pela qual este grupo cada vez mais procura se especializar, inclusive realizando um curso de liderança, com o objetivo de gerir melhor conflitos e problemas internos.

Cultura empresarial

É na gestão de pessoas também que ocorre um importante procedimento interno: a disseminação da cultura da empresa. Este é um ponto fundamental para a empresa alcançar os objetivos almejados, uma vez que apenas uma empresa capaz de falar a mesma língua entre todos os seus setores será capaz de avançar e atingir suas metas.

O gestor de pessoas é, dessa forma, um conciliador e precisa aprimorar diversas qualidade para desenvolver sua função com excelência, como uma boa comunicação, iniciativa, agilidade na tomada de decisões, foco, comprometimento e disciplina.

Capacite seu gestor

Com essas diversas funções sendo exercidas pela equipe do departamento pessoal de uma empresa é preciso que as lideranças incentivem cada vez mais a formação e capacitação de seus gestores para executar tais tarefas. Entre as áreas essenciais para o desenvolvimento profissional deste colaborador está a comunicação escrita, capacidade de falar em público, visão estratégica e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)